segunda-feira, 9 de junho de 2014

Nome: Instrumentos Mortais: Cidade dos ossos (The Mortal Instruments: City of Bones)
Autora: Cassandra Clare
Tipo de escrita: Terceira pessoa
Número de páginas: 462
Editora: Galera
Nota: 9,5 (Só porque o começo é, infelizmente, Boring)


Sou uma dessas pessoas que, quando compra um livro, ou lê em menos de dois dias, ou deixa parado na estante para sempre. Instrumentos mortais, eu juro, tentei ler por, pelo menos uma semana. Mas então, desisti total, estava achando muito entediante. Muitos detalhes que, no momento, eu não achava importante, achei que seria um livro caso perdido. Acontece que, mais de um ano depois, em uma crise de não ter mais livros para ler, acabei vendo-o ali, dando sopa em meu quarto, esperando para ser lido. Aí pensei: "Por que não? Pelo menos se eu não gostar, vou saber o porque, exatamente." Achando, então, uma judiação deixá-lo abandonado, dei uma segunda chance e, meu Deus! Se arrependimento matasse, estaria mortinha agora. O livro é simplesmente incrível, sem exagero algum. O livro é dividido em duas partes e, depois dessa primeira parte, a coisa muita completamente. É cativante demais, aquele tipo de livro que só consigo largar quando viro a última página e fico triste pelo final por, pelo menos, duas semanas. 
Eu, sinceramente, acho que a história tem potencial suficiente para ser tão incrível quanto Harry Potter. Tem muita mitologia envolvida, muitos personagens incríveis e bem desenvolvidos, além de, é claro, uma pitada de romance (Só o suficiente para que nos faça suspirar, sem fazer com que, quem não gosta de amorzinho, passe a não curtir a história). E, como se já não bastasse tudo isso, a autora consegue viajar total, sem perder a lógica. Eu, sinceramente, acho que ela foi muito inteligente em criar esse mundo, misturar personagens já existentes mundo a fora, sem fazer com que a coisa fique sem pé nem cabeça. 
A história é, basicamente, uma dessas histórias que te faz mergulhar fundo, junto com os personagens. Sentir a dor que eles sentem, sentir a felicidade e, até mesmo, a raiva, euforia e tensão. Eu sinceramente acho impossível alguém não se identificar com pelo menos um personagem. Acho que todo mundo que ler esse livro até o final, não só irá amar, como também ficará louco pela continuação, que são, ao todo, nove livros (contando com a série As Peças Infernais). 
Dito isso, vamos a História

Tudo começa quando Clary Fray, que até então, tinha uma vida super normal e pacata, presencia um impressionante assassinato dentro de uma boate. Como se, por si só, essa cena já não fosse horrível o bastante, Clary logo descobre que apenas ela pôde ver o que havia acabado de acontecer. Confusa e assustada com tudo o que presenciara, Clary acaba conhecendo um garoto que, por sua vez, explica sem sutileza alguma, o que havia acontecido com ela. Ou melhor: O que ela era.
É aí que a história começa a pegar fogo. Clary é logo introduzida à um mundo onde, até então, não sabia que existia. Conhece os Caçadores de sombras, que tem como missão matar demônios e descobre até que  lobisomens e vampiros existem.
Obvio que Clary, por ser Clary, não deixa isso barato. A garota rapidamente começa a descobrir o porque de poder ver esse mundo onde, para a maioria dos seres-humanos é invisível e, em meio as descobertas, não só sua vida, como a vida de quem ela mais ama, fica em perigo. E o pior: Como se não fosse confusão o suficiente, ela irá precisar lidar com seres nunca vistos antes, salvar sua vida e a de muitos outros e, aprender a confiar em pessoas desconhecidas enquanto deixa de confiar em pessoas, até então, muito conhecidas.
Em meio à um turbilhão de emoções e aventuras, é óbvio que não poderia faltar um grande romance para aquecer o coraçãozinho de Clary. E é aí que Entra Jace Wayland e Simon Lewis. O garoto misterioso, sarcástico e aparentemente frio, contra o melhor amigo. Quem não ficaria confusa? Clary, na minha opinião, foi até bem decidida nesse quesito, não ficou enrolando muito para "escolher". Infelizmente a escolha não era a mesma que o destino havia reservado para ela, fazendo sua  vida tomar um rumo totalmente diferente do que seu coração gostaria.
Por sorte, Clary tem muito apoio e, de um jeito ou de outro, irá saber lidar com Valentim, a Taça da Mortalidade, demônios e outros seres misticos. Só resta a vocês, saber como! hahaha

Para quem ainda não sabe, Instrumentos Mortais virou filme. O primeiro da franquia (Cidade dos Ossos) estreou nos cinemas em agosto de 2013 e, em minha opinião, foi bem fiel ao livro. OBVIO que nenhum filme consegue ser tão bom quanto o livro, mas, sinceramente, o filme conseguiu me conquistar, então acho que vale muito a pena assistir! Fica aí o trailer para quem se interessou:


E só mais uma observação: Cassandra Clare é uma amante assumida de Harry Potter, já escreveu até Fanfics, muitas bastantes conhecidas e até traduzidas. Então, se notarem vestígios de HP na história, não é mera coincidência. <3 


0 comentários:

Postar um comentário

Redes sociais

Friends

Tecnologia do Blogger.